Yôga e Meditação

Yôga é uma filosofia de vida milenar.

Foi criada por Shiva há mais de 5000 anos, e é composta por uma variedade de técnicas que quando incorporadas no dia a dia do praticante, o catapultam para estados de consciência expandidos, promovendo evolução e qualidade de vida.

Ao praticar as diferentes técnicas diariamente, irá desenvolver força muscular, emocional e mental, e ganhar energia e vitalidade para usufruir de uma vida extraordinária. Aprenderá a gerir o Stress e as emoções de forma a conseguir direcionar a sua energia para o que quer, estimulando a criatividade e a realização de projectos e objetivos.

A prática de  Swàsthya Yôga visa dar ao praticante a autosuficiência necessária para que ele possa incorporar na sua vida tudo o que lhe é transmitido na sala de aula, e com isso desenvolver todas as suas potencialidades.

Meditação consiste em parar de pensar a fim de permitir que a consciência se expresse através de um canal mais subtil, mais profundo, mais abrangente, que está acima da mente. Antes da meditação podemos facultativamente, praticar uma técnica preparatória: o mindfulness.

Mindfulness designa o exercício de observar os cinco sentidos, o “ato de estar presente” sem dispersar. Ao estarmos presentes no “aqui e agora”, vivenciamos tudo o que nos envolve com outra perspetiva, o tempo expande-se, tornando cada experiência mais intensa.

Estar presente constitui a primeira etapa para meditação.

A mente humana é dispersa por natureza e os processos de condicionamento que recebemos desde que nascemos criam respostas condicionadas que nos fazem agir em piloto automático. É por isso que parar de pensar na teoria nos parece tão simples, mas é algo desafiante que requer treino e disciplina e de outras técnicas complementares.

Meditação é uma ferramenta para o autoconhecimento.