Joana Alves
Psicóloga Clínica

Sobre mim. Sobre quem sou.

Sou mais e sou menos do que digo ser. Como me descrevo contém muito mais do que aquilo que sou. As palavras a que recorro são no fundo a soma das ideias em que me fizeram acreditar sobre mim, das ideias em que eu acredito e, com certeza, um bocadinho de tudo aquilo que eu sempre quis ser.

Nada disto tem a ver com falta de verdade. Aliás, neste espaço verdade é a palavra que dirige e a minha verdade contém tudo isto.

Sou amor, desespero, vontade, tristeza, alegria, luta, sonhos. Sou vontade de viver e de estar próxima das pessoas que amo, sou o mar e a natureza.

Vivo para ver o nascer do sol, a lua brilhar e o pôr-do-sol. Mas o sol só tem o encanto que tem porque existe a lua e o escuro. O mar só tem o encanto que tem porque existe a terra e a areia. Tudo o que apreciamos, apreciamos porque tem o seu inverso. Irónico?

Se a felicidade é mais saboreada e verdadeira porque há tristeza, podemos então tentar olhar para os períodos de tristeza e sofrimento como uma possibilidade de alcançar uma felicidade mais pura e mais plena quando for a hora dela surgir. E esses momentos hão-de surgir. Confia!

Podemos encontrar sítios onde a luz brilha quando tudo está escuro e sombrio? Podemos! E podemos fazer a procura desse caminho juntos, até porque juntos sei que chegaremos mais longe e alcançaremos um sítio onde o sol brilha mais, onde o amor próprio existe!

Estou aqui por amor, amor a esta profissão, às pessoas e a todas as histórias de vida que me confiam. Por amor à inexplicável sensação de concretização quando vejo a mudança.

Estou aqui para ti e por ti.


Licenciatura em Psicologia Clínica e da Saúde, com mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas perturbações psicológicas e da saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra