Joana Cloetens
Psicóloga Clínica & Psicoterapeuta

Estar para…

Estar com…

Ser ao lado de…

Não há nada mais enriquecedor do que ter o privilégio de crescer num processo de sentir, pensar, sofrer, sarar e reerguer com quem nos procura. Esse é o verdadeiro valor (incalculável é certo) da Psicologia e Psicoterapia. Todas as consultas cresço mais um pouco, enriqueço mais um pouco…

A vulnerabilidade que nos faz sentar “num divã” e nos parece fazer encolher e diminuir perante um sofrimento ou desorganização monstruoso, aos olhos do outro (terapeuta) o “estranho”, é possivelmente das sensações mais viscerais e contrastantes mas…essa vulnerabilidade nada tem de fraqueza, nada tem de pequeno…é esse o caminho sermos mais de nós mesmos e menos os nossos fantasmas, as nossas dores, os nossos traumas!

Naquele espaço, naquele “divã”, naquele tempo e momento dentro de nós somos acima de tudo uma relação de força, que chora e ri, salta e mergulha, a duas vozes mas num só ritmo: o Seu!

Sou uma mente irrequieta, profundamente crente nas emoções e no potencial Humano. Ao longo destes 14 anos de experiência clinica brinquei no chão ao nível dos mais pequenos, explodi em risos e choros no borbulhar de uma adolescência sofrida, abracei mães e pais que no fio trémulo da parentalidade cediam aos medos, à exaustão e ás exigências e pressões sociais. Ao longo deste crescimento fui mais eu ao lado de adultos enormes reféns de um sofrimento e dor inimagináveis, cruzei-me com o pior e o melhor de muitas pessoas (também minhas pessoas), sabendo e sentindo o quão difícil é, por vezes, confiar e acreditar que…é sempre possível SER!

 

………………………………………………………………………………………………………………..

 

Psicóloga e Terapeuta, formada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) numa vertente Dinâmica e Especialista em Psicologia Clinica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem Portuguesa dos Psicólogos.

Dissertação na área da Perda e do Luto, Apoio Psicológico a pessoas em luto

Formadora na área da Educação, Parentalidade e Intervenção Precoce

Várias Formações Complementares na Intervenção Clinica com Adultos

Brinca aos escritores, aos fotógrafos e faz da criatividade a sua maior força.