Sílvia Coutinho
Psicóloga infanto-juvenil | Terapeuta Familiar e de Casal

Sempre fui uma apaixonada pelo desenvolvimento infantil, pelas relações entre pais e filhos e pelo desenvolvimento pessoal. Por isso mesmo, fui construindo o meu percurso profissional ligado à Psicologia, nomeadamente Infantil, e à Terapia Familiar.

O gosto por pessoas e pela forma como estabelecem relações e vínculos, faz desta profissão uma possibilidade de ajudar o outro a ser feliz e a se reencontrar consigo em primeiro lugar e com os outros, co-construindo relações mais saudáveis, autênticas e felizes! Ajudar o outro a compreender que a existência não tem de ser vivida num imenso vazio, numa imensa tristeza, com ansiedade, dúvidas, confusão ou num imenso role de conflitos familiares…

Cada vez mais acredito que a capacidade da criança e do jovem se amar, se aceitar (autoestima), está diretamente relacionada com o nível de integração emocional dos pais/famílias e por isso mesmo, a responsabilidade de educar uma criança deverá começar por nós mesmos (pais, educadores e cuidadores) mediante a capacidade de tomarmos consciência perante a relação que construímos com cada criança e de darmos (e sermos) melhores exemplos ou modelos de relações humanas, que se querem empáticas, seguras, fortes, solidificadas numa comunicação não violenta, no igual valor, na colaboração e não na obediência cega, no fomentar  do respeito pelo outro e na construção de uma autoestima saudável e resiliente à prova de qualquer desafio que a vida ofereça.

 


Sou Psicóloga e Mestre em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA – Instituto Universitário) e tenho formação especializada em Terapia Familiar e de Casal, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF), estando a frequentar no momento presente uma pós-especialização em Terapia de Casal. Pelo caminho, realizei formações e pós-graduações diversas que permitiram ampliar a profundidade do meu olhar enquanto profissional.

Ao longo do meu percurso profissional, trabalhei em contextos de intervenção diversos (escolar, institucional e prática clínica privada) com crianças, adolescentes, adultos. pais/cuidadores e casais. Realizo consultas de Psicoterapia (crianças e jovens), Terapia Familiar e Terapia de Casal.

Sou Sócio Membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF) e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, já tendo colaborado por diversas vezes ao longo dos anos com a impressa (Revista Focus, Jornal Diário de Notícias, Revista Família Cristã, Revista Semana Médica, Revista Progredir, entre outros).