Valter Ferreira
Psicólogo Clínico

Começo por dizer que sou um privilegiado pois tenho a sorte de poder fazer o que gosto todos os dias: falar com pessoas e ser um agente promotor da mudança. Cada palavra, cada silêncio, cada segundo de escuta ativa são momentos fulcrais para o meu trabalho e contínua evolução enquanto psicólogo clínico e psicoterapeuta.

Gosto de pessoas, gosto de gostar de pessoas e essencialmente gosto que cada um goste de si mesmo. Se não gostarmos de nós mesmo, se a nossa autoestima não for trabalhada, se não nos soubermos mimar e cuidar, não estamos em pleno. E este pleno engloba tudo, a vida profissional, a vida pessoal, os momentos de lazer, os momentos de não fazer nada (que são tão importantes) e os momentos de introspeção. E se possível, ter entre 5 a 10 minutos por dia para ser criança de novo e fazer disparates saudáveis que nos façam rir e libertar a alma.

O parágrafo acima descrito podia ser acerca de qualquer pessoa, neste caso é sobre mim, porque só faz sentido eu ser um agente promotor de mudança, e conseguir pensar em conjunto com o outro, se eu mesmo me mimar e cuidar de mim. Tento faze-lo todos os dias, uns dias corre melhor que outros, uns dias nem tanto, mas o que importa é um balanço equilibrado e o sentido de dever cumprido. E quando isso acontece e conseguimos dormir descansados na nossa almofada, é porque estamos no caminho certo!


Licenciado em Psicologia Clínica e do Aconselhamento pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, em 2007.

Monografia final de licenciatura subordinada ao tema “Relação entre a sintomatologia obsessivo-compulsiva, os pensamentos intrusivos e a preocupação em jovens adultos”.

Pós graduação através do Instituto CRIAP em Reabilitação Psicossocial em Saúde Mental, terminada em 2015.

Pós Graduação, que confere o grau de Psicoterapeuta, vertente Crianças e Adolescentes, pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental,  Cognitivo e Integrativa (APTCCi), terminada em 2018.

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com n° 10986.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e em Necessidades Educativas Especiais, atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Prática clínica de 13 anos em avaliação e acompanhamento com crianças, jovens e adultos.